Foi Bonita a Festa





 Vampires in Space Vampires in Space Vampires in Space Vampires in Space





Isadora Pedro Neves Marques, 2022

Instalação de três canais video, loop de 75’, som stereo e 7.1. surround. Estreia  Pavilhão de Portugal – Representação Oficial Portuguesa na 59ª Biennale di Venezia, 2022.

“No espaço é sempre noite...”




SINOPSE
Vampires in Space por Pedro Neves Marques é uma instalação cinematográfica de três canais vídeo, obra central do Pavilhão de Portugal – Representação Oficial Portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia em 2022, com curadoria de João Mourão e Luís Silva. Exibido originalmente no prestigioso Palazzo Franchetti no centro de Veneza, a instalação fílmica está programada para viajar globalmente.

Vampires in Space introduz-nos a uma nave espacial inesperada dentro da qual a existência melancólica e os dramas e as rotinas de cinco passageiros vampires se desenrola durante uma viagem de séculos até um planeta distante. Afinal, no espaço é sempre noite e, tendo a eternidade à sua disposição, os vampiros são os candidatos ideais para vagar pelas estrelas. Na sua solidão, longe dos constrangimentos e expectativas sociais, esta família de vampires recorda e reimagina as suas vidas passadas, guiando o visitante através de uma narrativa aberta sobre o papel da ficção nas nossas vidas, com uma atenção particular para experiências transgénero e não-binárias.

Vampires in Space é uma história sem princípio nem fim, na qual o que importa é a viagem e não o destino. Emma, a vampira mais jovem a bordo, sofre de amnésia, lembrando-se apenas dos cheiros e toques de amantes passados, nunca de seus nomes ou rostos, e que encontra consolo nas bandas desenhadas de sua juventude. Selena é uma pessoa de muitas vidas cujo único desejo é que esta família simplesmente sobreviva. Itá, a comandante inicial da missão, agora mal consegue encontrar forças para sair da cama, enquanto Alex está prestes a descobrir o verdadeiro significado do vampirismo. Lorna, uma mulher cis que desejava viver para sempre e que por isso se transformou em vampira pouco antes do lançamento da missão, está no comando da missão.

Isadora Pedro Neves Marques recorre à figura e expectativas associadas ao que consideramos ser um “vampiro” para abordar questões de identidade de género, famílias não nucleares, reprodução queer, bem como o papel da intimidade e da saúde mental nos dias de hoje, e até mesmo uma reflexão sobre o estado do blockbuster cinematográfico contemporâneo. A longevidade imaginada do vampiro, reforçada aqui pela distância física do planeta Terra, permite um exercício retrospectivo inspirado na própria experiência pessoal trans não-binária de Neves Marques, bem como uma crítica política de uma extensa história de controlo dos corpos, do desejo e da imaginação. Se vampiros sempre refletiram debates de épocas específicas em torno do género, desde a era vitoriana até a emancipação feminista e a crise da SIDA, como responderão hoje aos desafios e emancipações de vidas e ecologias queer?

Com direção de fotografia por Marta Simões e banda sonora original por HAUT, colaboradores regulares de Neves Marques, e ancorado em um elenco e equipa queer, Vampires in Space é uma fantasia de ficção científica queer e profundamente humana que fala aos nossos tempos conturbados.




































CRÉDITOS
Produção Foi Bonita a Festa
Escrito e Realizado por Isadora Pedro Neves Marques
Elenco Zahy Guajajara, Joana Manuel, Puta da Silva, Jules*Elting, João Abreu
Extras Dennis Correia, João Porto
Anotação Tomás Paula Marques
Direção de Casting Isadora Pedro Neves Marques, Catarina de Sousa
Produção Executiva e Gerência Catarina de Sousa
Direção de Produção/Scouting Raquel da Silva
Direção de Fotografia Marta Simões
1º Assistence de Câmara Ana Ramos, Soraia Rego
2º Assistence de Câmara Helena Marina, João Porto, Mariana Santana
Fotografia de Cenário José Pedro Cortes
Gaffer Paulo Xein, Inês Alegre
Best Boy Electric Daniel Nicolau, Ricardo Giglio, Luís Magina
Direção de Som Pedro Balazeiro/ FFFlecha
Operador de Lanças Jérémy Pouivet
Banda Sonora Original HAUT (com Adam Sinclaire, Flauta, e Marie Gailey, Mezzo-soprano)


Montagem Isadora Pedro Neves Marques
Direção de Arte Artur Pinheiro
Assistente de Arte Ivo Fartura
Props Susana Paixão, Maria Guiomar
Decor Construção JSVC2 Decor, Lda
Figurinista Inês Simões
Guarda-roupa/ Coreografia Alice dos Reis
Cabelo e Maquilhagem Pedro Ferreira
Costureira Carmo Boucinha
Estúdio de Pós-Produção Walla Collective
Colorista Andreia Bertini
Design e Mixagem de Som Tiago Matos, António Pires
Efeitos Visuais Pedro Prata
Estúdio de Cinema Grupo Nova Imagem
Equipamento de Cinema Planar Gestão Equipamentos Cinematográficos LDA, Showreel Audiovisuais
Contador ACR Contabilidade e Consultoria, Amadeu Dores
Controlo Financeiro Linha Alves