Foi Bonita a Festa





 A Mordida A Mordida A Mordida A Mordida A Mordida





Isadora Pedro Neves Marques, 2018

Instalação fílmica de dois canais, loop de 20’, 16mm transferido para vídeo, cor, som dolby surround, falado em português. Cortesia de artista e Galleria Umberto di Marino.




SINOPSE
Entre uma casa na mata atlântica e uma fábrica de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, uma relação poliamorosa procura sobreviver a uma epidemia que atravessa o Brasil. Enquanto no interior da fábrica milhares de mosquitos nascem diariamente – um exército de insetos prestes a ser distribuído pelo país –, as tensões e relações de poder entre os três amantes agrava-se.
A Mordida é uma instalação fílmica de dois canais acompanhada de uma banda-sonora multicanal por HAUT. Uma ficção especulativa baseada em entrevistas e visitas a um laboratório genético em São Paulo, num ecrã vemos uma série de experiências e diálogos filmados em laboratório sobre a modificação genética de mosquitos Aedes aegypti para combater o vírus da Zika, enquanto noutro assistimos à intimidade de uma cena sexo entre três amantes (duas mulheres, uma delas transgénero, e um homem). Entre a militarização da linguagem científica contra uma epidemia e à ascensão de um pensamento social fascista, A Mordida é tanto um filme de ficção científica e terror quanto um drama queer, onde a sexualidade é representada simultaneamente como um lugar de sublimação de violências diárias mas também de esperança e outros futuros possíveis.

A Mordida foi uma comissão do Pérez Art Museum of Miami onde teve a sua estreia internacional, logo seguido da sua apresentação na Gasworks em Londres.









CRÉDITOS
Escrito e realizado por Isadora Pedro Neves Marques
Elenco Alina Dörzbacher, Ana Flávia Cavalcanti, Kelner Macedo
Com a participação especial de Luiz Felipe Lucas, Diogo Hayashi
Direção de Fotografia Marta Simões
Som Tales Manfrinato
Direção de arte Diogo Hayashi
Efeitos Especiais João Cáceres Costa
Correção de Cor Rita Lamas
Desenho de Som e Mixagem Pedro Góis
Estúdio de Pós-Produção Kino Sound Studio
Montagem Pedro Neves Marques
Banda Sonora Original por HAUT
Direção de Produção Catarina de Sousa
Produzido por Isadora Pedro Neves Marques e Catarina de Sousa (Foi Bonita a Festa)
Com o apoio de Pérez Art Museum of Miami